top of page

O Instituto

Objetivo

Reduzir o aporte de plástico no oceano atuando na limpeza e na recuperação de áreas degradadas.

Missão

Informar, educar e inspirar pessoas a falarem e agirem pelos oceanos.

Visão

Ser referência no combate à poluição de ecossistemas aquáticos, recuperação de áreas degradadas e promoção da cultura oceânica e da economia circular.

Valores

No desenvolvimento das atividades e ações necessárias à consecução de seus Objetivos Sociais, o Instituto EcoFaxina, seus associados, conselheiros, diretores, colaboradores, voluntários, consultores e/ou assessores observarão sempre os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, economicidade e da eficiência, não fazendo qualquer discriminação de raça, cor, gênero e/ou religião.

História

O Instituto EcoFaxina – Limpeza, Monitoramento e Educação Ambiental é uma associação civil sem fins lucrativos, fundada em 2008 na cidade de Santos para combater a poluição marinha por meio da elaboração de projetos, desenvolvimento de pesquisas e promoção de políticas públicas para a redução do aporte de plástico no oceano, tendo como estratégia principal a contenção de resíduos sólidos flutuantes, a recuperação de áreas degradadas e a redução de ocupações irregulares em áreas de preservação permanente. O Instituto organiza mensalmente Ações Voluntárias de limpeza de áreas naturais que, além de conscientizar a sociedade sobre as fontes geradoras de poluição marinha, são uma ferramenta de pesquisa e ciência cidadã que, por meio da sensibilização e do trabalho em equipe, propiciam uma nova perspectiva sobre esse problema ambiental para quem participa ou acompanha os trabalhos. Até o momento (junho/2024) foram realizadas 177 Ações Voluntárias, envolvendo mais de 5.000 pessoas na retirada de 90.800 quilos de resíduos sólidos de ecossistemas aquáticos, o equivalente a 1.816.000 garrafas PET de 2 litros.

Com a convicção de que não somente é possível reverter o quadro de degradação ambiental no estuário de Santos e São Vicente,  mas que trata-se de uma questão prioritária e emergencial, em 2009 o Instituto EcoFaxina encaminhou à Prefeitura de Santos um Procedimento de Manifestação de Interesse Social no qual propõe uma parceria com o município para a implantação do Sistema Ambiental de Coleta de Resíduos, projeto que visa a redução da poluição por resíduos sólidos através da formação de uma frente de trabalho composta por moradores de comunidades de palafitas com a missão de conter a saída de resíduos sólidos flutuantes para o mar por meio da instalação e operacionalização de "ecobarreiras", recuperação de áreas degradadas de mangue e reciclagem, gerando renda para famílias que vivem em palafitas.

O Instituto EcoFaxina desenvolve desde 2010 o “Trote Ecológico EcoFaxina”, promovendo o voluntariado entre calouros e veteranos de universidades da região na luta contra a poluição marinha, sendo reconhecido pela UNE e pelo Ministério do Meio Ambiente como alternativa para os trotes violentos e premiado pela Fundação Educar Dpaschoal. 

Em 2011 o Instituto EcoFaxina foi premiado pelo Programa Jovens Embaixadores Ambientais realizado pela Bayer e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente da ONU (PNUMA). 

Em 2013 recebeu o Título de Utilidade Pública Municipal.

Ainda no ano de 2013, o Instituto EcoFaxina foi homenageado com o prêmio Guardiões das Praias e Projeto TOP - Transtorno Obsessivo por Praia, desenvolvido pela Ambev com o apoio do Programa Bandeira Azul, Revista Trip e Lynx Consultoria. Na ocasião o Instituto EcoFaxina recebeu 25 mil reais, uma semana de workshop de projetos ambientais na sede da empresa no Rio de Janeiro e menção honrosa no prêmio Trip Transformadores, promovido pela revista Trip na Oca do Ibirapuera. 

Em 18 de abril de 2016 celebramos uma grande conquista, com a aprovação do Projeto de Lei "Programa Ecobarreiras", pela Câmara Municipal de Santos. Um grande passo para a utilização dessa importante ferramenta prevista no projeto Sistema Ambiental de Coleta de Resíduos, que tramita na Secretaria do Meio Ambiente de Santos.

Em 2018 foi a entidade da Baixada Santista selecionada pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (ABRELPE) para conduzir os estudos para determinação das principais fontes poluidoras na porção insular do município de Santos, contando com o patrocínio da Associação Internacional de Resíduos Sólidos (ISWA), da Agência de Proteção Ambiental da Suécia, em parceria com a Prefeitura de Santos. Também em 2018 foi convidado pelo ambientalista, jornalista e escritor Paul Hawken, para o lançamento do seu livro “Drawdown: 100 iniciativas poderosas para resolver a crise climática”, no Museu de Arte Moderna (MAM), com as presenças de Gisele Bündchen e Pedro Paulo Diniz. Foi palestrante no 1º Simpósio de Infraestrutura, Logística e Meio Ambiente - Debates sobre os 30 anos da Constituição Federal. Ainda em 2018 foi convidado pela Universidade de São Paulo para recepcionar e guiar estudantes de todo o mundo em uma visita técnica a bordo de escuna pelo estuário de Santos e São Vicente.

 

Em 12 de dezembro de 2018 celebrou um Termo de Cooperação Acadêmica com a Universidade de São Paulo para o desenvolvimento de projetos e pesquisas no estuário de Santos e São Vicente.

 

Em 22 de março de 2019 realizou a sua 100ª Ação Voluntária EcoFaxina no manguezal de Santos, com a participação do ministro do meio ambiente, Ricardo Sales, e do prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa, por ocasião do lançamento do Plano Nacional de Combate ao Lixo no Mar.

Em 30 de maio de 2019 foi convidado a apresentar o projeto Sistema Ambiental de Coleta de Resíduos no Instituto de Estudos Avançados da USP (IEA-USP) durante o OLA! Ocean LitterAcy Workshop.

 

Foi um dos atores responsáveis pela elaboração do Plano Estratégico de Avaliação e Monitoramento do Lixo no Mar (PEMALM) do Estado de São Paulo, que contou com a contribuição de diversos setores da sociedade para responder à necessidade de se compreender o problema do lixo no mar no estado para então buscar formas de combatê-lo. 


Atualmente integra o Grupo de Apoio à Mobilização da Região Sudeste para a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável, em parceria com o Comitê de Assessoramento da Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável no Brasil e com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Desenvolve pesquisa para determinação da concentração de microplásticos em sedimentos do estuário de Santos e São Vicente, em parceria com o Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN) e o Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Campus Litoral Paulista (UNESP-CLP). 

A atuação do Instituto EcoFaxina relaciona-se com os seguintes

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS):

Equipe

William Rodriguez Schepis

Diretor-Presidente

Bacharel em Biologia Marinha pela Universidade Santa Cecília (UNISANTA), surfista, mergulhador e ambientalista. Idealizador e fundador do Instituto EcoFaxina em 2008. Atua como educador e influenciador socioambiental, tendo coordenado 148 ações voluntárias de limpeza de ecossistemas costeiros, além de pesquisas e campanhas para a recuperação e conservação do estuário de Santos e São Vicente. Delegado eleito para as Conferências Municipal e Estadual de Meio Ambiente. Idealizador do projeto Sistema Ambiental de Coleta de Resíduos, que prevê a instalação de ecobarreiras e a recuperação de áreas degradadas de mangue como estratégia para a redução da poluição marinha por plástico no litoral paulista e geração de renda para moradores de palafitas. Colaborou com a elaboração do  Plano Estratégico de Monitoramento e Avaliação do Lixo no Mar do Governo do Estado de São Paulo (PEMALM). Diretor executivo do Grupo de Apoio da Região Sudeste (GAM-SE) ligado ao Ministério de Ciência Tecnologia e Inovações nas atividades relativas à Década do Oceano.

Paulo Ferraz Lopes

Diretor Vice-Presidente

Formado  em Administração de Empresas, com MBA em Gestão Estratégica de Empresas  pela FGV/SP. Possui 20 anos de experiência em Supply Chain, Logística  Internacional e Travel Management. Desde os 19 anos é parceiro e  colaborador do Anjos para Adoção, entidade que retira animais de rua,  cuida e os disponibiliza para adoção.

Luana Santana Oliveira

Diretora Financeira

Mais de 7 anos de experiência na área administrativa, em setores de logística e processos administrativos. Treze anos de experiência na organização e realização de ações voluntárias de limpeza de ecossistemas costeiros e marinhos. Experiência de 9 anos em gastronomia. Foi cozinheira no Madê Cozinha Autoral e na cervejaria Everbrew, em Santos. Associada fundadora do Instituto EcoFaxina.

Gabriela Rodrigues Carubbi

Diretora de Educação Ambiental

Nascida em Santos, cercada pelo mar, foi nomeada "Jovem Embaixadora do Clima" pela sua cidade. Possui formação em Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Como surfista, está frequentemente imersa na realidade marinha da região, sendo inspirada pela beleza e pela urgência de proteger esse ecossistema. Vem se especializando em temas como Cultura Oceânica, Lixo no Mar e Economia Circular. Com grande experiência em ações de limpeza de praia, já foi professora de Meio Ambiente pela rede municipal de ensino e atualmente ocupa o cargo de Diretora de Educação Ambiental no Instituto EcoFaxina. Acredita que o mundo pode ser melhor ao nos inspirarmos cada vez mais nos processos da natureza, seguindo com seu propósito de ser uma pessoa melhor a cada dia e entregar um mundo melhor para as novas gerações.

Lucas Filgueira

Diretor de Planejamento Estratégico

Formado em engenharia de Produção Mecânica e possui certificação em Derivativos - Negociação, Precificação e Hedge no Insper. Com 4 anos no Exército Brasileiro, sua trajetória se estendeu por 4 anos na Louis Dreyfus Company (LDC) como Analista Comercial. Além disso, passou 6 anos na Mitsui Co. como coordenador das estratégias de preço e posicionamento de mercado físico e de derivativos. Participou também da criação de padrões de certificação ambiental. E ainda, é o responsável pelo planejamento e estratégia comercial do Biogás na Raízen.

Thiago Bastos Sampaio

Diretor de Comunicação

Formado em Artes Plásticas pela Fundação Armando Álvares Penteado - FAAP. Meliponicultor especializado na criação de abelhas nativas sem ferrão. Trabalhou como designer gráfico para a Abyara Brasil Brokers, foi web designer do Portal da Prefeitura de São Paulo, ilustrador e diagramador pelas editoras Abril e Globo.

Keli Silveira

Assessora de Comunicação

Paulistana que transita entre o urbano, o campo e a praia. Formada em Jornalismo pelo Centro Universitário FIEO, Pós-Graduada em Psicologia, pela Universidade de São Paulo e em Comunicação Jornalística pela Fundação Cásper Líbero. Trabalhou como apresentadora em telejornal, programas de entrevista e de turismo, e como repórter na TV Gazeta, em São Paulo. Em 2019, uniu a formação acadêmica ao amor por novas experiências para incentivar pessoas a viajarem mais. Criou o Instagram e o blog Vá, Viaje. Como criadora de conteúdo digital, viajante, amante e defensora da natureza considera muito importante o turismo sustentável iniciativas socioambientais. Foi assim que conheceu o Instituto EcoFaxina, passando a contribuir com o trabalho da entidade na defesa da vida marinha.

Miguel Pompeia

Diretor de Gestão de Resíduos

Formado em administração de empresas e comércio exterior. Pós-graduado em finanças e em gestão ambiental com ênfase em gerenciamento de resíduos, trabalhou durante 15 anos no mercado financeiro, em instituições como: Banco do Brasil, BBVA, Bradesco e HSBC, agregando e diversificando sua atuação na área financeira, administrativa e comercial. Com a ampla experiência em sistemas de gestão empresarial, se especializou e desde então percebeu que a sustentabilidade deixou de ser uma inconveniência para ser um custo inevitável que transformar cenários competitivos, com empresas enxergando novos produtos, processos, modelos de negócios, inovação e tecnologias. Desde 2012 atua em projetos com o objetivo de suprir necessidades de mercado, com visão estratégica de negócios e respeito as normas vigentes. Determinação, dinamismo e adaptação o conduzem sua trajetória de sucesso.

Tadeu Bastos Sampaio

Diretor de Produção Multimídia

Formado em Rádio e Televisão pela Fundação Armando Álvares Penteado - FAAP no ano de 2002. Em 2000, iniciou estágio no SBT trabalhando tanto na produção quanto na área técnica. Em 2002 ingressou no mercado publicitário na área de produção. Atua há quase duas décadas produzindo filmes publicitários, programas de TV, longas e curtas metragens, documentários, entre outros. Em 2012 migra da área de produção para a área de técnico cinematográfico, na qual permanece até hoje, atuando como videomaker e diretor de fotografia.

Alexander Turra

Conselheiro Administrativo

Biólogo com mestrado e doutorado em  Ecologia pela Universidade Estadual de Campinas. Professor titular do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (IOUSP) e coordenador da Cátedra UNESCO para a Sustentabilidade do Oceano, sediada no Instituto Oceanográfico e no Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo. Atua em pesquisa interdisciplinar e integrada, com foco em temas como governança, manejo integrado e conservação marinha, impacto ambiental marinho, mudanças climáticas, poluição marinha e estrutura e funcionamento de ecossistemas marinhos.

Bruno Karolski

Conselheiro Administrativo

Bacharel e ciências biológicas pela Universidade de São Paulo (2003). Mestre na área de Botânica na sub-área de Biologia Molecular de Plantas (2007) pela Universidade de São Paulo. Doutor em Biotecnologia pela Universidade de São Paulo. Atualmente é pesquisador na área de Microbiologia Ambiental no Centro de Pesquisa em Meio Ambiente (CEPEMA-Poli-USP). Desenvolve pesquisa em remediação de contaminantes derivados de petróleo e metais pesados em solos e efluentes industriais. Também desenvolve pesquisa na área de produção de plásticos biodegradáveis por micro-organismos utilizando fontes alternativas de carbono assim como a bioprospecção destes micro-organismos na natureza. Também atua na pesquisa de biodegradação de polímeros petroderivados. Tem experiência na área de microbiologia ambiental, biologia molecular e botânica.

Demian Topel

Conselheiro Administrativo

Ambientalista e empreendedor na área do Ecoturismo desde 1992, com experiência de mais de 25 anos em criar, promover e coordenar viagens educacionais em ambientes naturais no Brasil. Por mais de 10 anos esteve envolvido em projetos de Energia Solar Fotovoltaica, privados e governamentais, e foi palestrante sobre o tema na RIO-92. Responsável pelas primeiras operações comerciais de Mergulho em Cavernas no Brasil, em Bonito, no início da década de 1990, foi um dos pioneiros na realização de viagens àquela região. Em 1997 fundou a Terra Nativa Ecoturismo, empresa que dirigiu até 2010. A Terra Nativa foi pioneira na introdução dos conceitos de Sustentabilidade Socioambiental em viagens de estudo do meio e educação ambiental. Alterna seu tempo entre oferecer as melhores experiências nos mais belos cenários naturais do Brasil pela Bluerivers e elaborar roteiros de Turismo Científico e Educacional para universidades estrangeiras no Brasil, pela Terra Nativa. É guia cadastrado no Ministério do Turismo e Mergulhador Dive-Master credenciado pela PADI. Liderou mais de 300 viagens em ambientes naturais no Brasil. Demian surfa em seu tempo livre.

Parceiros

Prefeitura de Santos
FAM Cargo BR Logística Internacional
Instituto Oceanográfico da USP
UNISANTA
Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da UNISANTA
Terracom Construções
Sociedade de Melhoramentos do Jardim São Manoel
All At Once Jack Johnson
bottom of page